segunda-feira, 6 de junho de 2011

VAI-SE O MINISTRO, FICA O GOVERNO!



Está cada vez mais difícil entender a mente dos homens (leiam mulheres também) públicos deste País. Na seara da política nem sempre o que se planta será o produto da colheita; mas, sempre se tem o que colher!

O bom gestor da economia dos anos difíceis do Governo Lula, o médico paulista da rica Ribeirão Preto (SP), Antônio Palocci, parece desconhecer estes meandros da vida política.

Ele que sempre foi o petista mais a direita, que não tinha dificuldades para ser bem recebido na FEBRABAN, FIESP, FOLHA DE SÃO PAULO e outros órgãos oficiais do PIG – Partido da Imprensa Golpista (Como diz a Conversa Afiada do PHA), recebeu um “fogo amigo” do Jornal que Palocci defendeu, quando insistiu que a Presidente Dilma comparecesse ao evento comemorativo dos 90 anos da Folha de São Paulo.

Acontece que o poder palaciano não é imune aos interesses das grandes corporações que hoje mesclam comunicações, mercado econômico e interesses políticos.

Sabe lá por que, só agora a “imprensa amiga” de Palocci resolveu trazer a tona os conhecimentos da evolução patrimonial do Ministro Chefe da Casa Civil!

Ouvem-se rumores que o Serra através do Secretário de Fazenda de Sampa, intencionalmente vazou o Sigilo fiscal da empresa de Palocci, há também os que dizem que o Zé Dirceu articulou tudo e foi pra Cuba, deixando seu rival em outros tempos, numa saia mais que justa.

Mas a pergunta é:  Ele fez algo ilícito?  A noticia é verídica ou é armação de fato?

Bem, ele disse que não é! Mas, para mim cometeu três erros:

1º Não ter informado a Presidenta Dilma de suas atividades muito lucrativas em um ano eleitoral, sendo ele um dos três porquinhos (era esse o apelido do triunvirato que coordenava a campanha de Dilma).

2º Não veio á público de imediato quando as suspeitas foram lançadas, deixando o Governo Dilma na mão do Congresso e refém do insaciável PMDB (a aprovação do Código Florestal mostra isso). Quando veio não conseguiu convencer ninguém, nem o seu Partido o PT e nem os Partidos Aliados; muito menos os seus “amigos” do PIG. E quem ele escolheu para dar entrevista exclusiva? Para a Globo e a sua algoz Folha de São Paulo.

3º Ele estendeu mais do que devia a crise que por mais que se diga que não, parou as articulações políticas do governo no Congresso, deixando parados projetos importantes de reformas essenciais para o Brasil; e deu um sopro de vida a oposição que estava batendo cabeça, e perdida mais que cego em tiroteio!

Bem, amanhã toda imprensa irá noticiar que o Procurador Geral da República Roberto Gurgel, decidiu arquivar todas as representações que pediam abertura de inquérito contra o ministro Antônio Palocci (Casa Civil). Ele entendeu que não existem indícios concretos da prática de crime nem justa causa para investigar o caso.

Bem, esta é a deixa para que Palocci possa pedir sua demissão e evitar que seja demitido pela Presidente que já não pode mais manter ele no cargo, pondo em risco seu próspero governo.

Ontem o Jornalista Ricardo Kotscho, em seu Blog Balaio do Kotscho anunciava a demissão do Ministro Palocci:

Não houve uma gota dágua. Foi o conjunto da obra que deixou Palocci nesta situação, sem contar com o apoio de mais ninguém, e à presidente Dilma Rousseff só resta agora encontrar um nome para substituí-lo.
Pegou muito mal o ministro não ter mostrado nenhuma indignação diante das graves denúncias feitas contra ele nas últimas semanas durante as entrevistas que concedeu à Rede Globo e à Folha, os dois orgãos por ele escolhidos para falar ao país. Na verdade, as entrevistas e as novas denúncias publicadas no final de semana apenas pioraram um quadro que já era irreversível.
O mais provável é que Dilma aproveite o desfecho da maior crise do seu jovem governo para fazer uma reformulação geral na articulação política, que já não vinha dando bons resultados antes mesmo das denúncias contra o ministro Antonio Palocci.

Sendo assim, passada a poeira dessa novela de um romance mal resolvido entre o Palocci e a Folha de São Paulo, talvez em reservado aos seus amigos e assessores mais próximos, a Presidenta Dilma possa vir a dizer: “Dos males o menor”!

Pois, se vai um Ministro, fica o Governo, que ainda tem tudo para dar certo!

Jayme Tijolin





Nenhum comentário:

Postar um comentário