domingo, 11 de setembro de 2011

MEMÓRIAS DE 11/09 E A DOR DA HIPOCRISIA!


Sim, eu preciso perguntar!


Neste momento de tristes lembranças pelas vidas perdidas no WTC e nos outros ataques de 11 de setembro de 2001, quando a mídia mundial não fala em outra coisa, e aqui no Brasil também, a Globo News, por exemplo, parece uma sub-sede da embaixada americana;  
sinto também a dor do silêncio da hipocrisia!

Sim, Hipocrisia!


Pois a pretexto de vingar os mortos, alegando que havia armas de destruição e que o Iraque ajudou a patrocinar os ataques de 11/09/2001, a poderosa nação americana invadiu o Iraque.


Os números extra-oficiais de ONGs totalizam mais de um milhão de civis mortos nesta guerra (sem falar a do Afeganistão), Isso mesmo 1.000.000 de 
vidas perdidas!

Respeito a memórias dos mortos nos ataques de 11/09, respeito à dor de seus familiares e amigos; mas não entendo por que nós ocidentais não nos comovemos por igual, quando falamos de morte de Muçulmanos?


Será que é porque na maioria somos Cristãos e Judeus?

Lembro-me bem de uma fala de um clérigo Muçulmano que participou de um culto ecuménico, nos escombros do WTC alguns dias depois do ataque, ele disse:

“Meu coração se alegra ao ver que Cristãos, Muçulmanos, Judeus, Budistas e Ateus, estejam unidos doando sangue para as vitimas que sobreviveram a essa tragédia! Mas vejo que o sangue de todos tem a mesma cor, como também vejo que somos todos filhos do mesmo DEUS.”




Pois bem, hoje o USA está numa situação econômica perigosa não só por causa da bolha imobiliária, que gerou a quebradeira dos bancos, mas também, pelo alto custo das suas guerras contra o “terror”!

Só no Afeganistão já fora gastos mais de U$ 440.000.000.00!

Se somarmos os gastos com as duas guerras, daria para acabar com toda fome no Continente Africano! 

Acho que se o USA tivessem gasto tanta grana combatendo a desigualdade, a miséria e a fome no mundo, os americanos viveriam num país e num mundo mais seguro!



Sou contra a barbárie do 11 de Setembro de 2001, assim como sou contra a morte dos também inocentes que morreram e morrem no Iraque e no Afeganistão. 


Por isso, não aguento mais essa hipocrisia dos que  choram apenas pelos americanos que morreram nos atentados, e esquecem as vitimas das guerras e da fome!

Que a paz esteja convosco! 

Jayme Tijolin!

Nenhum comentário:

Postar um comentário