quinta-feira, 21 de abril de 2011

LIBERDADE AINDA QUE TARDIA!



O calendário consegue de tempos em tempos, anexar na mesma 

semana, a lembrança de dois homens barbudos e de longos 

cabelos, que influenciaram em muito, minha concepção de 

liberdade. Esta semana de abril é uma delas. Podemos refletir a 

respeito das mortes de Jesus (O Cristo) e de Joaquim José da 

Silva Xavier (O Tiradentes).

É de saber pleno que, uma 

grande parcela dos brasileiros 

não reflete muito a importância 

da data dos 21 de abril e de 22 

de abril do presente (data 

móvel da sexta-feira santa); 

para eles nada mais é que uma grande alegria por comporem 

uma grande semana santa com feriados prolongados! 

Dei-me o prazeroso trabalho de pensar e paralelizar os 

verdadeiros significados da morte desses dois Jovens Cabeludos.


O Cristo (em hebraico Cristo  quer dizer Messias, em grego Cristo quer dizer Ungido) morreu para trazer a liberdade aos homens, livrando-nos dos grilhões do pecador restabelecendo depois da queda de Adão, a vida eterna. 


O Tiradentes morreu por um ideário de liberdade contra a tirania de um império colonialista, que usurpava cada vez mais as riquezas da nossa pátria “mãe gentil”, e castrava até a liberdade do simples ato de pensar e refletir, a respeito das realidades políticas, sociais, econômicas e de credo.

Minas Gerais é desde então, sinônimo de 

Cristandade e Liberdade, aqui 

aprendemos a valorização das 

liberdades em amplos sentidos, de 

pensar, de amar, de ter fé, de viver e de 

se expressar, certo? 

Não! 


A mais de oito anos os mineiros   


conheceram a Censura 
Demotucana; é 

fragorosa e vergonhosa mais é a mais pura 


verdade! 
Não se poder falar a verdade em     

Minas Gerais, ela não será ouvida, lida ou 

vista pela a população mineira, a 

Duo-governança de Aécio e Anastásia (que por várias vezes 

é ampliada para o “Triunvirato das Gerais” com a presença da 

controladora Andréia Neves), impôs uma silenciosa mais 

extremamente eficiente censura aos órgãos de imprensa do 

Estado das Alterosas.

No dia 17 próximo passado, quando a PM carioca flagrou Aécio dirigindo a com a sua CNH vencida e bêbado ou drogado (nas palavras constantes do auto de infração do DETRAN  
http://pqno.net/XlnY5), vários veículos 

mineiros de comunicação não deram 

uma só nota do ocorrido, enquanto 

outros poucos divulgaram timidamente depois de serem 

“forçados” pelos blogueiros, twitteiros e outros internautas que 

disseminaram os fatos numa velocidade meteórica, deixando-os 

constrangidos se não publicassem algo.


A liberdade da rede burla a censura!
É claro que se “ouve’ na rede que, a imprensa paulista e carioca, divulgaram por fortes interesses de que o Serra seja o escolhido pelo PSDB para uma nova disputa presidencial. Eu não duvido! Ou vocês já esqueceram o episódio da Roseana Sarney e seus milhões aprendidos? Ou mesmo ascensão e queda do Playboy Colloridamente Alagoano? Do PIG – Partido a Imprensa Golpista podemos esperar de tudo e de todos!



Encontro dos Inconfidentes Mineiros
Mas, verdades ou retóricas a parte, o certo é que a Censura imposta pelo governo de Minas aos veículos de imprensa, que são cooptados com gordas verbas de publicidades do Estado (com a palavra a “Primeira Dama Irmã” do Estado Andréia Neves), fere e envergonha a memória de Tiradentes e contraria os ensinamentos daquele que expiou pelos pecados da humanidade, Aquele que com seu sacrifício deu-nos o significado do momento pascoal que hora vivemos.

Sermão da Montanha
Não seria um crime contra o sentimento de liberdade que norteou os sonhos e as ações mineiras, desde os tempos da Vila Rica? Ou aos que assim como eu, acreditam nos ensinamentos do Cristianismo, não seria no mínimo um pecado, tal censura? Sim!


Façamos um paralelo e veremos que tanto Tiradentes e seus Inconfidentes pela liberdade, quanto o Homem de Nazaré deixando-nos as bem-aventuranças no Sermão da Montanha; plantaram e frutificaram para sempre em nossa alma mineira (todo brasileiro é mineiro nos 21 de abril) um brado retumbante que tremula em Latim na Bandeira do Estado de Tiradentes e da grande Religiosidade Cristã: “Libertas Quæ Sera Tamen” ( Liberdade Ainda Que Tardia).

Tenham todos uma Páscoa Feliz e Livre!

Jayme Tijolin





3 comentários:

  1. Segundo Marilena Chaui, “as determinações constitutivas do conceito de democracia são as idéias de CONFLITO, ABERTURA E ROTATIVIDADE. CONFLITO – divergir é inerente a uma sociedade pluralista. O conflito deve ser trabalhado de modo que a partir da discussão do confronto, seja encontrada a possibilidade de supera-lo. ABERTURA – na democracia a informação deve circular livremente e a cultura não é privilegio de poucos. ROTATIVIDADE – significa tornar o poder na democracia realmente o lugar vazio por excelência, sem privilegio de um grupo ou classe.”(tucanocracia) Portanto não adianta os cronistas se calarem ou os meios de comunicação permanecerem mudos e imóveis. Os “barbudos” não podem ter maculado, o seu idealismo em busca de um País livre, sem arbitrariedades e sem o poder do dinheiro sujo dos poderosos ou que pelo menos se acham."Libertas quae será tamen" Parabens pelo texto

    ResponderExcluir
  2. Censura em MG retira dados Detran onde constava que Aécio dirigia "bêbado ou drogado" Liberdade ainda que tardia! - http://goo.gl/ljGUc

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu amigo... Embora o tucanato tenha puxado a sardinha pro lado do Serra, o caso deve acabar em pizza (de novo!)

    ResponderExcluir