terça-feira, 15 de março de 2011

Doe Esperança


O pequeno Arthur de Morais, de 3 anos, tem pressa. Sem nem desconfiar, ele tem uma batalha dura pela frente e, para vencê-la, precisará de um exército solidário. Quanto mais gente se alistar, maiores as chances de ele sair vitorioso. Há um ano e um mês, esse herói tem enfrentado maratonas de quimioterapia e internações para combater a leucemia.
É necessário encontrar uma medula compatível para a realização de um transplante. A ajuda de cada um que puder fazer o exame de sangue aumentará a chance de encontrar uma medula para Arthur, além de criar e ampliar uma nova oportunidade de vida para várias crianças do Brasil.
O nome desta campanha foi criado por Bruno e Maria Carolina.
A campanha foi criada por Guilherme Donancio, Maria Carolina e Bruno.
5ml. E só.
Você já espetou o dedo em uma rosa? Na hora pensou em como algo tão belo como a flor vermelha poderia te causar um pequeno ferimento com seus espinhos?
E aquela pequena quantidade de sangue, que logo é cicatrizada, já parou pra pensar o porquê dela?
É a vida.
A nossa vida é como uma linda rosa, que cultivamos e cuidamos para que ela só possa nos proporcionar bons momentos.
Só que uma rosa sempre tem espinhos, e assim são os percalços de nossas vidas.
Para o pequeno Arthur e mais 50 mil pessoas, a rosa significa a vida e os espinhos, a leucemia. E se não forem vencidos esses espinhos, a rosa murchará.
E o sangue? Aquele que brota do dedo quando um espinho de uma rosa penetra na pele?
Pois é esse sangue que pode salvar a própria rosa.
Apenas 5ml desse sangue, um pouquinho a mais daquele dedo espetado, pode ser a salvação para o Arthur e essas milhares de pessoas.
O cadastro no Hemominas é bastante simples, sendo a coleta do sangue similar a um exame de rotina (retirado do próprio braço). Somente após esse cadastro o sangue será analisado para verificar a possível compatibilidade com algum dos milhares de pacientes que aguardam na fila, para aí sim, caso você seja compatível, serem realizados novos exames e coletado a medula.
E é esse primeiro ato, o de simplesmente doar 5ml do seu sangue, que está sendo pedido. E tão somente isso. Caso após a análise de compatibilidade, tenha interesse em doar a medula, a decisão é sua.
A campanha não pede dinheiro ou doação de qualquer outra coisa. Apenas a amostra sanguínea para a análise.
Você estará contribuindo para plantar e cultivar a esperança dessas milhares de pessoas. A salvação delas pode estar aí dentro, e você e nunca mais verá uma rosa da mesma maneira.
Ulisses Simões


Caso você decida doar

1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).
2. Onde e quando doar
É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros nos estados.


. Como é feita a doação
Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.


Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.
A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Importante

Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o REDOME: (21) 3207-5238 / redome@inca.gov.br.
O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

LOCAIS PARA EXAME DE SANGUE.

Belo Horizonte:
Horário: 07:00 as 13:00 - Segunda à Sexta - Hemominas - Alameda Ezequiel Dias, 321 (próximo parque municipal) - (31) 3248.4546
Patos de Minas:
Horário: 07:00 as 10:30 - Segunda à Sexta - Hemominas - Em frente ao Hospital Regional - (34) 3822.4516
Uberlândia:
Horário: 07:00 as 11:30 - Segunda à Sexta - Hemominas - Rua Levindo de Sousa, 1845 - Bairro Limuarama - (34) 3213-5308
Uberaba:
Horário: 07:00 as 11:30 - Segunda à Sexta e Sábado 07:00 as 11:00 - Hemominas - Avenida Getúlio Guarita, 250 - Bairro Abadia - (34) 3312.5077
Betim:
Horário: 07:00 as 12:00 - Segunda à Sexta - Rual Salvador Gonçalvez Diniz, 191 - Bairro Jardim BrasíliaBrasília


PARA SABER O ENDEREÇO DO HEMOCENTRO DE SEU ESTADO, ACESSE:
http://www.5mldeesperanca.com.br
Acompanhe a Campanha no Twitter e no Facebook:

Um comentário: